Guia do universitário – Como escolher o lugar para morar

6 set

Depois de passar pelo afunilamento que um processo seletivo faz, um universitário encontra mais alguns desafios pela frente. Muitos se vêem obrigados a mudar de casa ou até mesmo de cidade com objetivo de se graduar, completando seus estudos. Com isso, muitos se deparam com a procura de um lugar para viver os anos universitários.

As universidades nem sempre ficam localizadas com proximidade. Muitas vezes suas localizações são distantes nos grandes centros urbanos, ficando até mesmo longe dos centros das cidades. Dependendo dos cursos de graduação, essa distância é até mesmo eficaz, como por exemplo no caso de cursos biológicos, a citar, medicina veterinária, medicina, e demais.

Muitos estudantes que passam pelo vestibular trocam suas cidades natais por outras capitais brasileiras. Em algumas grandes cidades, a concorrência é tamanha que prestar vestibular em mais de uma cidade é uma forma de garantir uma vaga no tão sonhado curso.

Mas nem sempre escolher um lugar para viver trata-se necessariamente de mudar de cidade. Alguns alunos mudam de casa mesmo morando em suas cidades natais. De toda forma é bom que se conheça e explore as opções de moradia, o que pode ser feito através de sites de Imobiliárias especializadas neste público-alvo.

O que muitas vezes o que acontece é que todas as despesas que envolvem um curso universitário vão além de financeiras. Gasta-se também muito tempo e a vida de um universitário é bem corrida. Não é incomum que muitos estudantes tenham que trabalhar enquanto o tão sonhado diploma não chega, e na maioria das vezes, foram de suas áreas de atuação futura.

Assim, de modo a se organizar e economizar tempo, mudam-se para mais perto das universidades. Casas estudantis são comuns em regiões universitárias. Em algumas cidades, a concentração desse mundo do ensino superior é tão grande, que a denominação passa a ser a de cidade universitária.

A procura deve contar com uma pesquisa antecipada. Uma análise da vizinhança e do comércio local podem contribuir de forma decisiva nessa escolha. Algumas vezes, para dividirem as despesas, muitos estudantes optam por morar junto com outros, constituindo as conhecidas repúblicas. A intenção é que se diminuam gastos, mas o convívio com pessoas que passam por situações parecidas auxiliam nas dificuldades, de formas diversas.

Escolha sempre imóveis de fácil localização, em bairros seguros, e não se esqueça de ler o contrato antes de assinar. Busque uma ajuda de profissionais da área, como corretores, e pesquise muito sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: